Leonardo Boff participa do Sempre Um Papo presencialmente para debater o tema “A energia do amor”
O teólogo, filósofo e escritor Leonardo Boff participa do Sempre Um Papo, presencialmente, para falar sobre o tema “A energia do amor”, no dia 4 de agosto, quinta-feira, às 19h30, no auditório da Cemig/BH, com entrada gratuita. A mediação é do jornalista Afonso Borges.
No encontro ele fala também sobre seus livros mais recentes: “Covid-19: A Mãe Terra contra-ataca a Humanidade”; “O doloroso parto da Mãe Terra: Uma sociedade de fraternidade sem fronteiras e de amizade social”; “Habitar a Terra: Qual o caminho para a fraternidade universal?” e “O pescador ambicioso e o peixe encantado: a busca da justa medida”, todos publicados pela Editora Vozes.
A energia do amor
Falar sobre o amor – e com amor – é uma notável necessidade nos dias de hoje, em que a sociedade é acometida por fenômenos como a polarização, a intolerância e os discursos de ódio nas redes sociais. Por esse motivo, o Sempre Um Papo com Leonardo Boff pauta a temática “A energia do amor”. A ideia é debater o amor não apenas como um sentimento, mas, nas palavras do autor, como “uma força cósmica transformadora”. Confira a seguir o que o Leonardo Boff escreveu para introduzir o tema da conversa:
“O amor não é apenas o sentimento mais profundo do ser humano para com alguém. Ele está presente no cosmos, como dizia Dante Alighieri na Divina Comédia, no final de cada cântico: ”o amor que move o céu e todas as estrelas”. E eu diria: e também nossos corações.
Os que decodificaram o código genético verificaram: ‘o amor pertence ao DNA do ser humano’. Em outras palavras, o amor pertence à essência humana. Mas o amor não basta. Ele deve vir acompanhado com as virtudes que São Paulo descreve em sua Carta aos Coríntios: ‘o amor tem que ser paciente, não pode ser invejoso, nem interesseiro, nem rancoroso, tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo tolera’. Então o amor é mais que um sentimento, é um laço que tudo liga. Quem tem o amor, tem tudo, porque Deus é amor”.
Leonardo Boff nasceu em Concórdia, Santa Catarina, em 1938. Ele é autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística, traduzidos para diversos idiomas. Doutor em Teologia e Filosofia pela Universidade de Munique, na Alemanha, Boff também atuou como professor por mais de duas décadas, lecionando disciplinas como Teologia Sistemática e Ecumênica e Teologia e Espiritualidade em universidades do Brasil e exterior.
Em 1959, Boff ingressou na Ordem dos Frades Menores, franciscanos. Anos mais tarde, na década de 1980, em razão de suas teses ligadas à Teologia da Libertação apresentadas no livro “Igreja: Carisma e Poder”, ele foi condenado a um ano de “silêncio obsequioso” e deposto de suas funções editoriais e de magistério no campo religioso. Em 1992, renunciou às suas atividades de padre e se auto promoveu ao estado leigo.
Boff sempre defendeu os Direitos Humanos, tendo ajudado a formular uma nova perspectiva sobre eles a partir da América Latina, com o “Direitos à Vida e aos meios de mantê-la com dignidade”. Atualmente, permanece sendo um teólogo da libertação e participa como conferencista nos mais diversos auditórios do Brasil e do exterior, além de assessor de movimentos sociais de cunho popular libertador, como o Movimento dos Sem Terra (MST) e as comunidades eclesiais de base (CEB’s), entre outros.
Serviço:
Leonardo Boff no Sempre Um Papo
Dia 4 de agosto, quinta-feira, às 19h30
Local: Auditório da Cemig (Av. Barbacena, 1200 – Santo Agostinho/BH),
Informações: www.sempreumpapo.com.br