O Diário Frágil, Laura Torres expõe vivências e tragédias do feminino
Obra de estreia da autora na literatura é resultado de projeto de edição partilhada e agora ganha formato de livro; lançamento está marcado para 28 de outubro
O Diário Frágil (Curva Editorial), obra que narra, em forma de fragmentos, a experiência de uma mulher em seu convívio com o transtorno bipolar e outros atravessamentos, marca a estreia de Laura Torres na literatura impressa. Em uma espécie de fluxo de consciência, a obra apresenta, com delicadeza e beleza impensadas para o peso do tema, o cotidiano, as misérias e as alegrias dessa personagem.
A obra nasceu como um projeto em formato de blog, desenvolvido por Laura Torres, entre os anos de 2018 e 2020 – período que compreendeu, também, o isolamento social imposto pelas medidas restritivas contra a Covid-19. O Diário Frágil é um exercício, uma tentativa de narrar o horrendo de tantas histórias, de tantas mulheres alijadas de sua dignidade e de seu arbítrio. Transforma em texto assuntos densos, como saúde mental, solidão e abuso sexual.
“Foi potente e doído. Por exemplo: assim como a personagem, eu também sofri abuso sexual na infância, e considero que escrever sobre este tema vai muito além da purga, da catarse pessoal, porque não é uma tragédia exclusivamente minha, faz parte da trajetória de inúmeras mulheres. É preciso falar sobre isso e sobre outras violências — silenciar a respeito delas é violentar quem as sofre pela segunda vez e perpetuar essa cultura”, reflete a autora sobre o processo de escrita.
Se, em um primeiro momento, os recortes do cotidiano dão a impressão de uma obra fragmentada, o fio narrativo apresenta, a partir desses frames, a história de dois anos da vida da personagem principal. “Com esse formato, eu quis que quem lesse o Diário fosse vivendo com a mulher os dias como ela os viveu, e que suas pequenas e grandes tragédias fossem se apresentando aos poucos. A história vai tomando corpo ao longo do livro, o leitor vai montando seu quebra-cabeças, vai ficando — espero — instigado. Ainda há elementos não totalmente esclarecidos, apenas sussurrados no texto, que ficaram para um segundo diário frágil”, conta a escritora.
O Diário Frágil terá lançamento on-line no dia 28 de outubro, às 17 horas, em live com a autora, transmitida pelo instagram da Curva Editorial (@curva_editorial). A obra, impressa, também ficará disponível gratuitamente em formato digital e audiolivro, medida de acessibilidade ao projeto.
Sobre a autora
No diário, a mulher é real, assim como quem a narra. Laura Torres nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1981. Disso não guarda muito rancor. Operária do texto, seus interesses são: a escrita, o cotidiano, as saídas menos covardes e as narrativas impossíveis, principalmente as do real.
Projeto-piloto
A edição da obra também foi piloto na criação da editora-escola, proposta da Curva Editorial, responsável pela publicação do livro. A partir do primeiro projeto “Experiência editorial partilhada: O Diário Frágil”, foram mobilizadas duas oficinas que compartilharam a experiência de produção do livro, colaboração no estabelecimento do original, preparação de texto e projeto gráfico. A proposta a partir deste projeto inicial é abrir o processo de feitura e estimular um debate que irá interferir na obra final materializada.
Curva Editorial
Fundada em 2018, a Curva Editorial é formada por uma equipe de profissionais do livro, pesquisadores da cultura e da educação. A editora é estruturada para trabalhar por projetos, buscando levantar questões teóricas e possibilidades práticas de transformar a edição do livro em algo que interfira nos contextos de produção e circulação da cultura. A Curva prioriza desenvolver projetos que tenham por foco a distribuição gratuita de parte da tiragem dos livros e que abram a possibilidade para a produção de mais de um formato – como pdf, audiolivro, entre outros –, de modo a contribuir para a acessibilidade do material.
Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Serviço:
Diário Frágil
Autora: Laura Torres
Editora: Curva Editorial
84 páginas
Disponível gratuitamente em: https://www.curvaeditorial.com.br/